quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

CULINÁRIA: PÃO INTEGRAL

Ingredientes:
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de água
1 1/2 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de sal
1 tablete (15g) de fermento biológico para pão
1/2 colher (chá) de açúcar
1/4 de xícara de água morna
1 1/2 colher (sopa) de glucose de milho (Karo)
2 1/2 xícaras + 1 colher (sopa) de farinha de trigo integral
1/2 xícara + 1 colher (sopa) de farinha de trigo branca
manteiga para untar
Preparo:
Numa panela, coloque o leite, a água, a manteiga e o sal, e leve ao fogo brando somente para aquecer e derreter a manteiga. Não deixe ferver. Passe para uma tigela grande e deixe esfriar.
Em outra tigela, coloque o fermento e o açúcar. Junte a água morna (quase fria), misture, cubra com um pano e deixe descansar em lugar protegido do frio até a mistura espumar (cerca de 20 minutos). Junte à primeira mistura e acrescente também a glucose de milho, e aos poucos a farinha integral intercalada com a farinha branca. Amasse bem até que a massa fique bem lisa, homogênea e solte das mãos. Faça uma bola e coloque em uma tigela, cobrindo com filme plástico e um pano, e deixe descansar até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora e 30 minutos.
Coloque a massa em uma forma para pão, untada com manteiga, e deixe descansar por mais 30 minutos (coberta). Enquanto isso aqueça o forno em temperatura alta (220º). Coloque o pão para assar nesta temperatura por 10 minutos. Reduza a temperatura para média (180º), e continue assando por cerca de 20 minutos. O segredo para saber se o pão já está assado, é: bata no pão, se produzir um som "oco", está pronto.
Origem da receita: Revista Cozinha Criativa.

Nenhum comentário:

ACHO QUE VOCÊ VAI GOSTAR

PROIBIDA A REPRODUÇÃO DESTE CONTEÚDO EM OUTROS BLOGS OU SITES!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape